QUANDO TROCAR A BOMBA DE ÓLEO?
A bomba de óleo tem grande vida útil, mas pode sofrer desgaste prematuro porque é submetida a altas pressões o tempo todo.
Quando a bomba tem algum problema não demora para o carro dar sinais claros de que algo está errado. Além da luz do óleo no painel acender e do motor fazer um barulho de “batimento”, é grande a chance do motor parar de funcionar e ter grandes avarias por falta de lubrificação.
A única maneira de testar a bomba é desmontando a mesma e simulando seu funcionamento fora do motor com a ajuda de um recipiente com óleo. Assim é possível ver se a bomba consegue movimentar o óleo quando é acionada.
QUANTO CUSTA A TROCA DA BOMBA DE ÓLEO?
O preço para fazer a substituição da bomba de óleo costuma ser elevado e pode variar muito dependendo do modelo do carro e da marca da bomba utilizada. Veja o custo da troca bomba para alguns modelos:
O QUE É E PARA QUE SERVE A BOMBA DE ÓLEO?
A bomba de óleo é o coração do sistema de lubrificação do motor, utilizando o movimento de rotação do próprio motor para bombear óleo depositado no cárter para as galerias do motor, onde lubrifica seus componentes e garante seu bom funcionamento e durabilidade.
Bomba de óleo defeituosa representa um grande risco para o motor, que pode precisar até ser retificado em casos mais graves.
COMO É FEITA A TROCA DA BOMBA DE ÓLEO?
Quando for fazer a troca da bomba de óleo é recomendado verificar outros componentes do motor do carro: pescador, filtro de óleo e interruptor de pressão de óleo, além de checar se não há folga em peças como os tuchos hidráulicos e virabrequim.
Para fazer a substituição da bomba de óleo segue-se geralmente o seguinte procedimento:
- Abrir o bujão do recipiente de óleo do motor e deixar escorrer até o fim.
- Remover o protetor de cárter e o cárter.
- Remover a bomba antiga e instalar a nova.
- Preencher o sistema com novo óleo lubrificante.
- Ligar o carro e verificar se não há nenhum vazamento e se a luz de óleo do painel se apaga.
A substituição da bomba de óleo é um serviço complexo e demora cerca de 2 horas para ser executado dada a dificuldade de se acessar a peça debaixo do bloco do motor.
CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES SOBRE A BOMBA DE ÓLEO
- Sempre utilize bombas com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação pode ser encontrada no Manual do Proprietário ou aqui
- Procure utilizar peças de primeira linha. Dada a importância da bomba e a pressão que ela sofre, não é recomendado economizar optando por peças de baixa qualidade.
- Faça a troca do óleo do motor e do filtro de óleo a cada 10 mil km. Rodar com óleo vencido ou com a viscosidade errada é a principal causa dos problemas na bomba de óleo.